Torneio Início e Campeonato Ruralão terão bola rolando a partir de maio
A bola rola para o Torneio Início no dia 6 de maio e, uma semana depois, o Campeonato Ruralão começa com jogos da 1ª fase sendo disputados na zona rural e no campo do Chácara Dona Adélia.
Fotos: Na Batida do Esporte
Representantes dos 22 dos 23 clubes participantes estiveram reunidos pela primeira vez para discutir sobre a edição 2018 do Campeonato Ruralão que, desde 2015 é realizado pela Administração Municipal. O secretário de Esportes, Adolfo Maurício da Silva, e o assessor de Esportes Amador e Rural, José Antunes Soares Júnior (Dedé), passaram a todos sobre como será a disputa dessa edição. Apenas o representante da Fazenda São José, de Ibiá, não participou da reunião com a ausência devidamente justificada para a equipe da Secretaria Municipal de Esportes. O Torneio Início será no domingo, 6 de maio, e o Campeonato Ruralão, a partir do segundo domingo do referido mês.
As equipes participantes do Ruralão são Fazenda Rancho Fundo, Fazenda São Pedro, Fazenda Mundial, Fazenda São José de Ibiá, Amigos, União Esportiva Pratiense (Pratinha), Fazenda Estiva, Juventude Explosiva (Tapira), Fazenda Sonho Azul e Fazenda Vingadores, como novidades, e os remanescentes da edição passada, Fazenda Boca Junior, Fazenda Chapecó, Juventude Antinha, Curva de Rio, Capela (no ano passado era Cala Boca e vice-campeão de 2017), Casinhas, Grêmio Tapirense, Fazenda Santa Vitória, Chácara Dona Adélia, Itaipu, Fazenda Estrela Azul, Fazenda Campos e a atual pentacampeã do Ruralão (sendo tricampeão em 2015/2016/2017), Fazenda Máfia.
Na oportunidade, foi repassado alguns pontos considerados importantes pela Secretaria Municipal de Esportes. A 1ª fase será disputada nos campos da zona rural (Fazenda Campos, Antinha, Capela e Itaipu) e com uma novidade nesse ano, a inclusão do Chácara Dona Adélia, de propriedade da equipe que leva o mesmo nome, situado na zona urbana, assim como o Centro Esportivo da Tapira (Cetap), que continua recebendo os jogos da competição.
Serão permitidos 25 atletas por equipe sendo que foi votado entre os clubes, a inclusão de 23 jogadores a disposição nos jogos, item sugerido pelo diretor do Curva de Rio, Paulo Emílio Papatella. Dedé garantiu que irá repassar essa decisão à Liga Araxaense de Desportos (LAD) para verificar se há possibilidade ser incluídos todos os 23 atletas (11 na linha e 12 no banco de reservas) na súmula seguindo regras de campeonatos promovidos pela FIFA).
A 2ª fase será disputada também no Chácara Dona Adélia que estará disponível até as semifinais, e nos campos da zona rural. O Estádio Fausto Alvim será utilizado pela Secretaria Municipal de Esportes a partir da 3ª fase que corresponde as quartas de final. Foi anunciado pela organização do evento que a equipe que não comparecer abaixo de 7 jogadores para a partida e, assim, configurar o WO, os jogadores do time serão punidos e não poderão jogar no Ruralão da próxima edição, exceto os que assinarem súmula.
Jogador acima de 35 anos tem passe livre e a equipe que contratar atleta do amador, terá que pagar R$ 100 direcionados à Liga Araxaense de Desportos (LAD). Os jogos serão apenas nos domingos com rodada dupla nos seis campos. O Ruralão deve durar, em torno, de 4 a 5 meses.
Fórmula de disputa
Em decisão dos clubes, o Campeonato Ruralão será disputado em três chaves sendo uma com 7 equipes (a B) e duas com 8 times (a A e a C). Todos os jogos entre si dentro da chave na primeira fase sendo que os quatro melhores colocados de cada grupo são os classificados para segunda fase. As duas equipes com maior número de pontos serão os cabeças de chave e os outros dez classificados serão distribuídos por sorteios, fórmula esta que será utilizada para definição de duelos da primeira fase e locais. Foi sugerida alteração no regulamento pelo dirigente Cléber, do Juventude Explosiva (Tapira), para que cinco melhores de cada grupo fossem classificadas e o melhor geral (quem chegasse na quinta posição) à próxima fase, porém, Dedé explicou que não teria como realizar nesse formato porque o Ruralão tem poucos campos disponíveis.
Na segunda fase, as equipes da chave A jogarão com os times integrantes da chave B, classificando-se as 4 melhores para as quartas de final (1° D x 4° E / 1° E x 4° D / 2° D x 3° E / 2° E x 3° D). Nessa fase, serão jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a decisão. A partir do duelos ida e volta, a equipe de melhor campanha (1ª fase + 2ª fase) terá a vantagem de dois resultados iguais, ou seja, empates, ou uma vitória e uma derrota que refletem o mesmo número de gols marcados entre as equipes envolvidas nos referidos confrontos.
A entrega do regulamento será efetuada aos clubes a partir da semana que vem com outra reunião sendo realizada pela Secretaria Municipal de Esportes.
Chave A: Curva de Rio; Fazenda Santa Vitória; Fazenda Vingadores; Amigos; União Pratiense (Pratinha); Fazenda Boca Júnior; Fazenda São Pedro e Fazenda Máfia (chave com 8 equipes que jogará nos campos do Chácara Dona Adélia, do Cetap e da Capela)
Chave B: Fazenda São José (Ibiá); Capela; Chácara Dona Adélia; Juventude Explosiva; Fazenda Chapecó; Fazenda Estrela Azul e Grêmio Tapirense (chave com 7 equipes que jogará nos mesmos locais estabelecidos para os times componentes da chave A)
Chave C: Fazenda Campos; Casinhas; Juventude Antinha; Fazenda Mundial; Fazenda Sonho Azul; Fazenda Rancho Fundo; Fazenda Estiva e Itaipu (chave regionalizada com 8 equipes para facilitar o deslocamento dos clubes e que jogarão nos campos da Fazenda Campos, da Antinha e do Itaipu)