União vence nos pênaltis e conquista, pela primeira vez, o título da Copa Leste
Após 2 a 2 no tempo normal, União fez 4 a 3 nas penalidades máximas e
conquistou a edição 2019 da Copa Leste.
Fotos: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
O futebol amador teve decisão neste domingo, 5 de maio. A Copa Leste foi decidida, em partida única, entre União x Trianon, com bola rolando no campo das Mangabeiras. As duas equipes chegaram invictas, sem nenhuma derrota, na final, e continuaram com a invencibilidade, por conta do empate de 2 a 2 no tempo normal. Sem vantagem para o clube de melhor campanha na 1ª fase, o campeão da Copa Leste saiu nos pênaltis e foi o União que bateu o Trianon pelo marcador de 4 a 3. Esse é o primeiro título do União da Copa Leste logo na primeira participação do clube no campeonato e confirma o bom início de temporada, já que foi finalista da Copa Norte perdendo a decisão para o Mercado.
Durante os 90 minutos, o jogo ficou empatado sendo que o Trianon saiu na frente do placar aos 3 minutos com pênalti convertido pelo goleiro Landerson. A equipe do União virou o marcador com Rodriguinho, aos 30 minutos, e Gilson, aos 39 minutos, ambos do primeiro tempo.
No segundo tempo, o União criou chances, porém não as converteu, sendo que os lances perdidos fizeram muita falta. Aos 40 minutos do segundo tempo, o castigo. Na cobrança da falta, Farlei bateu colocado, o goleiro Lego tentou fazer a defesa com braço direito levantado, a bola passou por cima dele e foi no fundo das redes. O gol reacendeu o Trianon que quase virou no final com Jonas batendo cruzado a direita do goleiro adversário.
Nos pênaltis, o União foi mais competente e venceu o Trianon por 4 a 3. Exceto Ramon que parou na defesa do goleiro Lailton, o União constituiu o marcador vitorioso com João Pedro, Rodriguinho, Conca e Léo, que fez o gol do título. Já o Trianon assinalou com Léo, Matheus Micharia e Lailton. Jhon Jhon batendo pela linha de fundo e Farlei, que desperdiçou com bola chutada para a defesa do goleiro Lego, passaram em branco para o Trianon. Esse jogo foi o segundo entre União x Trianon pela Copa Leste. No primeiro duelo, teve também empate por 1 a 1 que provocou a disputa de penalidades máximas vencida pelo Trianon, 3 a 1, na 3ª rodada da 1ª fase.
O União já tem campeonato à vista, que é a Copa Zé Mica, promovida pela direção do Vila Nova e o Trianon espera a definição da direção do clube para participar do Campeonato Amador, realizado pela Liga Araxaense de Desportos (LAD). Para foto, a direção do Trianon disponibilizou um troféu, mas os canecos de 1° e 2° lugares serão entregues oficialmente aos clubes finalistas da Copa Leste pelo secretário de Esportes, Edinho Souza, nesta semana, em data a ser definida pela organização do evento.
Trianon 2 (3) x 2 (4) União
Trianon: Lailton; Jhon Jhon, Davi, Washington e Léo; Amaral (Matheus Micharia), Madruga (Farlei) e Hudson (João); Guilherme (Daniel), Estrangeiro (Jonas) e Filipe. Treinador: Beto Mello
União: Lego; Vitinho, Ramon, Conca e Aleckson (Elton); Dêja, Nininho (Eric), Rodriguinho e Léo; Gilson (João Pedro) e Têto (Fabrício). Treinador: Tiago
Arbitragem: Darlan Arnaldo, auxiliado por Wesley Elias e Marcelo dos Reis