Warning: Creating default object from empty value in /home/nabatidadoesporte/www/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Fórum reforça necessidade para investimento de políticas públicas de esporte e lazer em Araxá
You are here
Esporte Especializado Futebol Amador Ruralão 

Fórum reforça necessidade para investimento de políticas públicas de esporte e lazer em Araxá

Principais pontos falados foram a construção de arena esportiva e de Araxá aderir ao ICMS Esportivo.
Foto: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte

Em proposição da Comissão de Esportes, Turismo, Lazer, Direitos Humanos e Defesa da Mulher, a Câmara Municipal promoveu Fórum Comunitário nesta quarta-feira, 6 de outubro, para discutir sobre o investimento de políticas públicas de esporte e lazer para Araxá. Foram mais de três horas de debate que envolveu a presidente da comissão, vereadora Maristela Dutra, ao lado dos parlamentares Dirley Henrique Dirley da Escolinha e da professora Leni Nobre, juntamente com os demais vereadores e representantes do futebol, vôlei, bicicross e de outras modalidades esportivas. Responsável pela Secretaria de Esportes, o titular José Antunes Soares Júnior (Dedé) foi representado pelos assessores de Esportes Especializados, Danilo Borges, e Esportes Amador e Rural, Márcio Rosa.

Durante o fórum, o professor Amair Araújo, da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Araxá (Apae), apresentou um projeto solicitando à Prefeitura de Araxá a construção de uma arena esportiva para abrir o leque de promoção de mais eventos esportivos para a cidade. Atualmente, Araxá dispõe de espaços para realizar as competições locais e até de âmbito estadual, porém, quando é nacional, a cidade não tem praças esportivas à altura e oportunidades são desperdiçadas de reforçar o potencial esportivo do município.

Outro ponto falado é que Araxá precisava aderir ao ICMS Esportivo,  um dos critérios estabelecidos pela Lei nº 18.030/2009 para distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios. Por este critério, os municípios pontuam e recebem recursos de acordo com as atividades esportivas realizadas, desde que possuam Conselho Municipal de Esportes em pleno funcionamento.  O mecanismo busca fomentar a realização de eventos e programas, bem como a organização da política esportiva em Minas Gerais. A Secretaria de Esportes reconheceu essa necessidade e disse que vai empenhar para o município ser incluído nesta importante ferramenta, inclusive viabilizando a criação do Conselho Municipal de Esportes no futuro. Também usaram a tribuna para reforçar a importância do desenvolvimento do esporte na sociedade os vereadores Evaldo do Ferrocarril e Luiz Carlos Bittencourt.

O resultado do Fórum Comunitário foi satisfatório e a Comissão de Esportes, Turismo, Lazer, Direitos Humanos e Defesa da Mulher garantiu que estará sempre lutando pelas causas do esporte e do lazer daqui da cidade.

Related posts

Leave a Comment