Mission Zero sobe novamente ao podium na 2ª etapa da Copa Truck
Felipe Giafone disputou a primeira colocação com Beto Monteiro.
Mission Zero na pista de Interlagos – Foto: Divulgação CBMM
O primeiro caminhão de corrida com motores a combustão e elétrico do mundo, o VW Meteor Mission Zero, garantiu o podium na 2ª etapa da Copa Truck 2023, realizada neste domingo, 30 de abril, em Interlagos. O principal circuito de competição da América do Sul foi palco de uma competição emocionante, onde Felipe Giaffone conquistou o segundo lugar, em uma disputa acirrada com o primeiro colocado, Beto Monteiro.
A competição em São Paulo também foi mais um laboratório de testes do inovador caminhão Mission Zero que, em linha com as tendências mundiais de adotar tecnologias mais sustentáveis, iniciou uma jornada em direção a zerar a própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações. A iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições apresenta resultados muito positivos, segundo o piloto Felipe Giaffone.
“Por questões de regulamento ainda não podemos competir com o caminhão como híbrido, mas, na sexta-feira percebemos que a tecnologia está funcionando muito bem e estamos usando esses momentos para mostrar ao motor como funciona o novo sistema”, explicou Giaffone, que testa o veículo em condições extremas, possibilitando implementações progressivas e aperfeiçoamento de componentes essenciais.
O Mission Zero marca uma nova era no cenário do automobilismo mundial, lançando o conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada os sistemas de tração elétrica e combustão, junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.
Uma dessas tecnologias que fazem o caminhão se destacar nas pistas é da empresa mineira CBMM, que aplicou o uso de materiais avançados de Nióbio, garantindo mais leveza, resistência e segurança ao veículo. “Por meio de estudos avançados, possibilitamos a adoção de materiais nanocristalinos, ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas. A tecnologia é aplicável à eletroeletrônica e em componentes para carregamento com maior eficiência energética”, explica Paulo Haddad, gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM.
Felipe Giaffone e o primeiro caminhão híbrido de corrida do mundo. Foto: Divulgação / CBMM
CBMM e Ciser juntas para soluções de alta performance e sustentabilidade
Neste domingo, também foi testado no Mission Zero o primeiro protótipo de parafuso com liga de Nióbio em um veículo que compete a Copa Truck. O desenvolvimento dos fixadores é fruto de uma parceria entre CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e Ciser, empresa brasileira especializada em fixadores.
“Pra nós da Ciser, é uma grande satisfação esta parceria junto à CBMM e Volkswagen e Giaffone Electric, que vai trazer muitos frutos. Estamos trazendo algo novo para a categoria e tenho certeza que isto vai se aplicar logo em breve no mercado, no sistema comum dos caminhões”, afirmou o gerente de Marketing, Produtos e Exportação da Ciser, Jackson Dal Comuni.
Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus
Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.
Sobre a Ciser
Como maior fabricante de fixadores da América Latina, a Ciser marca sua presença em mais de 25 países, com um portfólio de mais de 27 mil produtos, divididos em 503 linhas. Mais de 2 mil colaboradores estão divididos entre as unidades de Joinville e Araquari (SC), e Sarzedo (MG). Com 63 anos de história, a companhia segue investindo fortemente em inovação tecnológica e conduz ações de responsabilidade socioambiental. Ao longo de seis décadas de investimentos, aquisições e ampliação dos segmentos em que atua, a Ciser se tornou uma das maiores empresas de Santa Catarina. Seus produtos cobrem diversos segmentos, como automotivo, agronegócio, energia, moveleiro, metalomecânico, construção civil, estruturas metálicas, linhas branca e marrom, petróleo e gás e varejo da construção civil.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias.