Haley Batten (EUA) e Victor Koretzky (FRA) vencem a elite do short track da Copa do Mundo em Araxá
O segundo dia de disputa da WHOOP UCI Mountain Bike World
Series 2024 em Araxá contou com vitórias para Haley Batten e
Victor Koretzky, e um segundo lugar para Christopher Blevins.
Prova feminina da elite no Short Track – Foto: Ultrafotos/CIMTB
A segunda etapa de 2024 da WHOOP UCI Mountain Bike World Series segue no Brasil, na cidade de Araxá, na prova que marcou a 40ª disputa de short track (XCC) em uma Copa do Mundo. Em um percurso emocionante e variado neste sábado (20), os atletas deram um show, com uma exibição variada de saltos nos mais diversos estilos, além de múltiplos ataques em velocidade.
A disputa feminina
O short track da Elite feminina viu a italiana Chiara Teocchi (Orbea Factory Team) e a suíça Jolanda Neff (Trek Factory Racing-Pirelli) acelerarem pela liderança na volta de abertura – antes que a norte-americana Haley Batten pudesse mostrar tudo o que queria na prova, logo após seu forte desempenho na etapa da semana passada, em Mairiporã.
Na primeira volta, a suíça Alessandra Keller (Thömus Maxon), a britânica Evie Richards (Trek Factory Racing Pirelli) e a sueca Jenny Rissveds (Team 31 Ibis Cycles Continental) se mantiveram na dianteira da corrida, mas o outro grupo se juntou a elas no fim da segunda volta. Keller estava determinado a continuar a corrida e chegar à frente mais uma vez, mas um ataque oportuno da norte-americana Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team), na parte mais íngreme do percurso, fez com que a liderança mudasse de mãos mais uma vez.
A importância de estar bem posicionada antes da subida não pode ser subestimada – o que ficou ainda mais evidente na volta 4: Batten, Richards e Keller rodaram ombro a ombro para decidir quem entraria na frente no uphill. Batten e Richards saíram na frente, com Keller caindo e segurando Rissveds e muito mais. O acidente favoreceu a suíça Linda Indergand e a norte-americana Kate Courtney (Scott SRAM MTB Racing Team): as duas aproveitaram o caos para se aproximarem de Batten e Richards, com esta última assumindo a liderança pela primeira vez na corrida.
O quarteto teve uma pequena vantagem ao avançar para a última volta, mas as coisas mudariam novamente quando Batten fez o ataque definitivo pegando as outras de surpresa. Com Batten voando para a liderança, Indergand ultrapassou Richards na subida para passar para o segundo lugar.
Batten cruzou a linha para conquistar sua primeira vitória na temporada, quatro segundos à frente de Indergand. Blunk ultrapassou Keller para garantir o terceiro lugar, com Richards sofrendo uma queda pouco antes da linha de chegada e chegando apenas em nono.
Após a corrida, Batten passa para a liderança da classificação geral, com Richards em segundo e Keller em terceiro.
“Esse percurso foi realmente complicado. Me posicionar bem foi muito importante, mas foi muito difícil de executar porque todas estavam muito juntas durante toda a corrida. Mas me senti muito forte e tentei ser inteligente em relação ao meu esforço e à volta final. Aquela última volta eu sabia que era crucial e é para isso que treino: treino para vencer e depois é só executar quando chega a hora das corridas”, comentou a campeã da etapa logo após a corrida.
Largada da elite masculina no Short Track – Foto: Alemão Silva/CIMTB
A disputa masculina
Foi mais uma batalha rápida e furiosa nas icônicas trilhas de Araxá. Um grupo grande de competidores brigou forte na Elite masculina do Short Track da Copa do Mundo UCI. O chileno Martín Vidaurre (Specialized Factory Racing), que desempenhou um papel importante na corrida da semana passada, liderou o grupo na frente do grupo, mas foi o britânico Charlie Aldridge (Cannondale Factory Racing) quem mostrou uma explosão de potência no start loop para assumir a liderança na primeira volta.
Seu ritmo feroz significava que ele estava na posição perfeita para o grande objetivo inicial: estar à frente na primeira seção de subida íngreme. Assim que Aldridge abriu uma pequena vantagem, o susto. O britânico sofreu uma queda e perdeu a liderança. Cerca de 16 pilotos o ultrapassaram, liderados por Jordan Sarrou (Team BMC).
Logo atrás dos líderes, o vencedor da semana passada, o neozelandês campeão mundial de XCC Sam Gaze (AlpecinDeceuninck), espreitava ameaçadoramente, junto com o nove vezes campeão da Copa do Mundo, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team). Schurter teve um início de temporada conturbado, ao cair na prova de Cross-Country Olímpico (XCO) no último domingo, em Mairiporã.
No entanto, foram o dinamarquês Simon Andreassen (Cannondale Factory Racing) e o francês Victor Koretzky que pareciam mais energizados na segunda volta, ambos aproveitando a subida para assumir a liderança.
Na segunda volta, porém, um grande grupo se reuniu novamente e foi o vice-campeão da semana passada, o alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO), que assumiu o controle, liderando a prova por um bom tempo.
A caminho da penúltima volta, Koretzky e Sarrou pareciam prontos para atacar, mas foi o vencedor do XCO em Mairiporã, o norte-americano Christopher Blevins (Specialized Factory Racing), quem atacou, surpreendendo seu companheiro de equipe Koretzky e os demais – novamente na subida, que pareceu ser o diferencial da etapa mineira.
Enquanto Sarrou assumiu brevemente a liderança acelerando o ritmo, foi a dupla Specialized quem finalmente acabou com Schwarzbauer, ao rebater quase simultaneamente para assumir o controle da corrida.
Na última subida, Blevins avançou, com seu companheiro de equipe Koretzky na perseguição, e uma lacuna considerável se abriu para o resto do campo.
Os dois companheiros de equipe lutaram pela vitória frente a frente e, chegando à reta final, Koretzky atacou. Assim, o francês rumou para sua primeira vitória na temporada de 2024. Blevins ficou em segundo lugar, com o sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) em terceiro.
Com essa vitória, Koretzky passa para a liderança da classificação geral, com Gaze em segundo e Schwarzbauer em terceiro após duas etapas.
“Estava a todo vapor até a linha de chegada. Chris estava super forte e fez um trabalho incrível na volta final. Estamos felizes por ambos estarmos no pódio, é incrível para a equipe Specialized novamente. A Haley venceu entre as meninas, eu ganhei nos homens, o Chris ficou em segundo… É super legal, e o clima aqui no Brasil é incrível. Nós gostamos muito, mal posso esperar para amanhã”, comentou o francês.
“Victor foi inteligente, ele me preparou perfeitamente para aquela escalada. Passei por ele ali, olhei para trás… e ele é igual uma barata, não morre. Há tantos momentos em que ele fica dez metros atrás e aí ele vai diminuindo a distância”, explicou o vice-campeão Blevins.
As disputas do XCO
Neste domingo (21), as duas principais categorias do evento acontecem em Araxá – com a disputa da modalidade mais nobre do mountain bike, o Cross Country olímpico.
A Elite feminina larga às 13h15, enquanto que a Elite masculina acontece em seguida, às 15h30. As duas disputas serão transmitidas no YouTube da TNT Sports Brasil.