Alunos-atletas da APAE de Araxá integram Seleção Mineira de Atletismo em competição nacional
Eles disputarão a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares em São Paulo.
Professores José Nolli Neto (primeiro da esquerda para a direita) e Amair Araújo (primeiro da direita para a esquerda), ao lado dos alunos – Foto: Divulgação
Araxá será representada por alunos-atletas do projeto “Escola de Esportes Adaptado Hakuna Mipaka”, desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) neste mês. Erick Emmanuel Cândido e Luiz Miguel da Silva integram a Seleção Mineira de Atletismo para disputar a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. Os alunos-atletas estão sendo acompanhados pelos professores Amair Araújo e José Nolli Neto. As Paralimpíadas Escolares tiveram a primeira edição realizada em 2009 no país pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Amair é coordenador técnico de Modalidades Paralímpicas da APAE de Araxá e José Nolli Neto trabalha como técnico da modalidade Atletismo. Toda a comissão técnica se encontra no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP), para a competição que agrega a disputa de 15 modalidades paralímpicas. É o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar oriundas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal (DF).
“Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47). Após meses de preparação e dedicação, os alunos-atletas estão preparados para participar de um importante evento esportivo que promete ser um marco em suas trajetórias. Representando a força e a determinação dos alunos do projeto, os atletas têm a oportunidade de mostrar suas habilidades e conquistar novos aprendizados”, destaca Amair.
O projeto Hakuna Mipaka é conhecido pelo compromisso com o esporte para pessoas com deficiência e a formação cidadã, oferecendo suporte técnico e emocional aos participantes. Mais do que resultados, o foco está em promover valores como trabalho em equipe, resiliência e disciplina, preparando crianças e adolescentes para desafios dentro e fora das competições.
“Com malas cheias de sonhos e a torcida de amigos e familiares, os alunos-atletas partem em busca de conquistas que vão além das medalhas: experiências que os farão crescer e acreditar no potencial de cada um”, finaliza Amair Araújo.
Durante a semana, os internautas do site Na Batida do Esporte terão mais informações sobre o desempenho dos atletas em São Paulo.