Dobradinha histórica: Alunos da Academia Araxaense de Xadrez conquistam ouro e prata em São Gotardo
Edgard Suzuki e Théo Borges se destacam na
categoria Geral, superando adversários mais experientes.
Théo Borges e Edgard Suzuki – Foto: Divulgação Academia Araxaense de Xadrez
A Copa São Gotardo de Xadrez 2025 contou com No último sábado (4/10), o Poliesportivo José de Castro, em São Gotardo (MG), foi palco de evento que reuniu enxadristas de várias cidades da região, incluindo Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba, Ibiá e Araxá. O torneio contou com duas categorias — Geral e Sub-16 — disputadas no ritmo rápido (15 minutos de reflexão por jogador) em cinco rodadas, valendo rating nacional pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX).
Representando Araxá, os alunos da Academia Araxaense de Xadrez, MN (Mestre Nacional) Edgard Nascimento de Souza Suzuki e Théo Borges Ribeiro, que poderiam disputar a categoria Sub-16, optaram por encarar o desafio de competir diretamente na categoria Geral. A decisão ousada rendeu frutos: ao término das rodadas, os dois jovens conquistaram uma dobradinha histórica para Araxá.
O campeão invicto foi o MN Edgard Suzuki, que somou 4,5 pontos em 5 possíveis. Em seguida, o vice-campeonato ficou com Théo Borges Ribeiro, com 4,0 pontos, superando nos critérios de desempate o enxadrista local Luciano Filho Guimarães, também com 4,0 pontos, que completou o pódio. Vale destacar que os três atletas que ocuparam as primeiras colocações tinham idade para disputar o Sub-16, mas optaram pela categoria principal.
Mais do que resultados, a conquista evidencia o trabalho sólido desenvolvido pela Academia Araxaense de Xadrez, que vem se destacando como referência na formação de jovens talentos e no incentivo ao desenvolvimento da inteligência, da disciplina e do espírito competitivo saudável.
A participação de Araxá em torneios por meio dos alunos da Academia demonstra a força de um projeto que alia treinamento de alto nível, mudança de mentalidade, princípios e incentivo educacional, preparando os alunos não apenas para os tabuleiros, mas também para a vida. A dobradinha de Edgard e Théo é mais uma prova de que o xadrez em Araxá está em plena ascensão e pronto para novos desafios em nível estadual e nacional.
