Arachás vence com gol no fim e pode empatar na volta para ser campeão da Copa Araxá
Alvinegro não conseguiu converter as chances criadas em gols
e terá que vencer por dois ou mais gols para ser campeão.
Foto: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
A partida de ida da Copa Araxá reuniu o time que ataca bem contra uma equipe responsável por fazer um sistema defensivo considerado um ponto forte a ser batido pelos ataques adversários. Santa Terezinha e Arachás começaram a disputar o título da competição promovido pela Liga Araxaense de Desportos (LAD) neste domingo, 9 de julho, no Estádio Municipal Fausto Alvim. Uma partida disputada do início até o fim onde um detalhe decidiu a partida: o gol de Buzu deixou o Arachás em vantagem para a volta. Na ida, o time que menos atacou ganhou o jogo.
Desde o início, o Santa Terezinha apresentou uma proposta mais ofensiva contra um defensivo Arachás, que não tem vergonha de mostrar a estratégia de defender e suportar equipes com maior poderio ofensivo. Assim foi com o Dínamo eliminado pela equipe nos pênaltis. A estratégia deu certo nas semifinais e voltou a ser repetida no jogo de ida da decisão da Copa Araxá.
Não que o Arachás tenha criado. Desenvolveu lances de perigo, mas em menor quantidade em relação ao Santa Terezinha. O goleiro Lailton foi muito pouco exigido, ao contrário de Helder Gardenal, do Arachás, que fez grandes defesas principalmente no segundo tempo e deixou o ataque alvinegro em branco. Poucas vezes isso aconteceu, mas o Arachás com forte sistema defensivo deixou o Santa com dificuldades ofensivas.
Quando o alvinegro superar o sistema defensivo, o ataque parava nas defesas do goleiro Helder Gardenal, um dos destaques do jogo. Quando a partida de ida estava em 0 a 0 e transparecia que ia terminar com esse marcador, eis surge o atacante de Exú (PE) para decidir o jogo.
Aos 41 minutos do segundo tempo, após cruzamento pela direita, a bola ficou rebatida dentro da área e caiu nos pés de Buzu. De frente para o gol, o atacante só escorou e fez a festa. Buzu comemorou o gol na frente da torcida do Santa Terezinha que retribuiu com duas garrafas atiradas para dentro do campo. Os jogadores do Arachás vieram e tiraram Buzu na frente da torcida adversária. O atacante correu risco de levar o segundo amarelo e tomar o vermelho por ter sinalizado para a torcida alvinegra se calar, mas o Buzu ficou até o fim da partida. Depois, ele foi substituído e acompanhou o restante do jogo do banco de reservas.
Com 1 a 0 para o Arachás, o empate credencia o time como campeão inédito da Copa Araxá. Já o Santa Terezinha precisa vencer por dois ou mais gols para ser campeão. Se vencer por um gol, a decisão do título vai para os pênaltis.
Escalações
Arachás: Helder Gardenal; Matheus Lucas, Robson, Dan e Galego; Palácios, Marcio (Guilherme), David Quillla (Danilo) e Victor Tanaka; Buzu (Iago) e Gordinho (Lucas Dy Balla). Treinador: Tiago Costa
Santa Terezinha: Lailton; Lau da ZN, Welton Bigode, Michael e Lucas Podolski (Gabigol); Cosme, Beto Vaqueiro, Pedro e Amâncio (Kelvin); Boião (Hudson) e Ézão. Treinador: Felipe
Arbitragem da Liga Araxaense de Desportos (LAD): Marco Antônio Inácio, auxiliado por Sérgio Maurício (Jiló) e Richard Navarro Bessa. Mesária: Abigail Vilar