Araxaense Edgard Nascimento representa o Brasil no Mundial Escolar de Xadrez na Sérvia
A competição será realizada entre os dias 4 e 14 de abril.
Foto: Academia Araxaense de Xadrez
Edgard Nascimento de Souza Suzuki, enxadrista de Araxá, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Xadrez, na Sérvia, programado para o período de 4 a 14 de abril. A disputa ocorrerá na cidade de Zlatibor, que fica a 220,7 km de Belgrado, capital da Sérvia.
O campeonato, que em inglês é chamado de Gymnasiade ou Gymnasíada Mundial, é um evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Participam jovens de todo o planeta com idades entre 13 e 17 anos, e, ao todo, serão 25 modalidades esportivas em disputa, incluindo quatro paraesportes.
O Brasil, por meio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), convocou os atletas brasileiros da modalidade de xadrez para representar o país. Foram chamados os campeões e vice-campeões dos módulos Feminino e Masculino dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).
Entre os quatro atletas brasileiros está o vice-campeão do JEB’s 2024, o araxaense Edgard Nascimento de Souza Suzuki. Aluno da Academia Araxaense de Xadrez, Edgard teve uma trajetória brilhante até a convocação. Foi campeão estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em 2024, no Módulo 1 Masculino, representou Minas Gerais juntamente com o vice-campeão do JEMG no JEB’s e terminou como vice-campeão brasileiro. No mesmo ano, representou o Brasil no Sul-Americano Escolar, na Colômbia, levando a equipe brasileira ao 4˚ lugar.
O ISF U15 Gymnasiade 2025, na modalidade de xadrez, contará com dois torneios: um na modalidade Blitz, com 11 rodadas e tempo de reflexão de 5 minutos para cada jogador, com acréscimo de 3 segundos por lance; e outro na modalidade Rápido, também com 11 rodadas e tempo de 15 minutos para cada jogador, com acréscimo de 10 segundos por lance.