Warning: Creating default object from empty value in /home/nabatidadoesporte/www/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Câmara de Araxá aprova projeto que reconhece o wheeling como prática esportiva
You are here
Esporte Especializado 

Câmara de Araxá aprova projeto que reconhece o wheeling como prática esportiva

Wheelling é conhecido popularmente como grau e se
refere a demais manobras praticadas com motocicletas.
A pista que vai abrigar a modalidade esportiva está situada no bairro Santa Rita – Foto: Ascom PMA

A Câmara Municipal de Araxá aprovou na última terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 78/2025, de autoria do vereador Jales André dos Santos (PT), que reconhece oficialmente o wheeling — conhecido popularmente como “grau” — e demais manobras com motocicletas como modalidade esportiva no município.

A proposta surge em sintonia com a recente iniciativa da Prefeitura, que está na fase final de construção da primeira pista pública destinada à prática da modalidade. O espaço está localizado na avenida Agrihouse, no bairro Santa Rita, com área de 3.173,44 m², e possui um sistema de drenagem, sarjetas, meio-fio e cercamento com alambrado.

De acordo com o projeto, a prática será permitida exclusivamente em locais devidamente licenciados para esse fim, sejam eles públicos ou privados, observando as normas da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e do Código de Trânsito Brasileiro.

“O objetivo é oferecer um ambiente seguro e adequado, tanto para os praticantes quanto para a população em geral, incentivando a prática responsável e evitando que essas manobras ocorram de forma irregular nas vias públicas”, destacou o vereador Jales Andre.

A lei também estabelece critérios obrigatórios para os praticantes, como o uso de equipamentos de segurança, motocicleta devidamente licenciada e Carteira Nacional de Habilitação na categoria A.

Além do incentivo ao esporte, a proposta tem como foco a segurança urbana, a valorização da cultura jovem e a criação de um espaço para treinamentos, competições e eventos voltados à modalidade.

O projeto aguarda sanção do prefeito de Araxá, Robson Magela. A expectativa é que a cidade se torne uma das pioneiras em Minas Gerais na regulamentação do wheeling como esporte, unindo incentivo ao lazer com responsabilidade e organização.

Related posts

Leave a Comment