CDD aplica mais de 1000 dias de suspensão ao Danilo, por agressão, e perda de pontos ao Amigos
Como o Dona Adélia foi declarada como vencedora, o Amigos, por ter perdido,
não tem classificação alterada e segue no Ruralão.
Fotos: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
A Primeira Comissão Disciplinar de Justiça Desportiva (CDD) esteve em ação nesta segunda-feira, 24 de setembro, com o julgamento de atletas e dirigentes que forem expulsos do campo de jogo em duelos do Campeonato Amador e do Ruralão. Na pauta estava incluída o julgamento da agressão do Danilo Sérgio Alves para o árbitro assistente Richard Bessa no jogo do Amigos diante do Chácara Dona Adélia disputado em um sábado, 15 de setembro, no gramado do Dona Adélia. Quando a partida foi paralisada pelo árbitro Nilson Rodrigues, o Dona Adélia estava vencendo por 2 a 0.
Na sessão, o advogado, que defendeu o Amigos, Marcelo Duarte, conhecido como Foguinho, atleta também da equipe, teve dez minutos para apresentar a defesa da equipe. Na sua defesa, ele comentou que o Amigos não poderia ser excluído por conta de atitude um só atleta, argumentando que o jogo não foi interrompido por um ato coletivo, ou seja, de muitos jogadores, e sim de apenas um integrante.
A CDD decidiu pela perda dos pontos da partida em questão e oficializou o Chácara Dona Adélia como vencedor seguindo o que rege o artigo 205, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Com o Dona Adélia como vencedor, o Amigos perdeu a partida e, como perdedor, não teve nenhum ponto subtraído da classificação atual e se manteve nas semifinais do Ruralão.
Já Danilo foi punido com 1063 dias de gancho através dos artigos 254 (943 dias) e 243 (120 dias), ambos relatam sobre o impedimento de prosseguimento normal da partida, neste caso, causado pela agressão, e de ato violento durante a prática desportiva. Foguinho comenta mais da manutenção do Amigos no Ruralão e da punição ao Danilo para o repórter alegria Caio César Aureliano:
Clique na imagem para ouvir a entrevista
Grêmio Tapira
Terceiro colocado da chave F e que ficou fora da fase semifinal por conta do critério gol marcado, o Grêmio Tapira, insatisfeito com julgamento que não eliminou o Amigos do Ruralão, comunicou que entrará com recurso para interromper com a disputa do Campeonato Ruralão na Secretaria Municipal de Esportes, responsável pela realização do evento, através do advogado Wilson Costa e Sena Silva. Na ocasião, a defesa vai apresentar áudio de jogador do Curva de Rio que afirma entregar o jogo para o Amigos, o artigo do regulamento solicitando a perda de seis pontos para equipe infratora, no caso o Amigos que provocou a interrupção do jogo, e o artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CDJD) que afirma o seguinte: ““§ 2º Se da infração resultar benefício ou prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judicante poderá aplicar a pena de exclusão do campeonato, torneio ou equivalente em disputa. (AC)”.
Confira a nova classificação da terceira fase do Ruralão
Marca Verde: critério de desempate para equipes com a mesma pontuação na tabela
*Amigos x Chácara Dona Adélia: CDD oficializou os três pontos para o Chácara Dona Adélia
e deu perda dos pontos da partida para o Amigos
Segue pauta de julgamentos dessa segunda-feira, 24 de setembro: