Com defesa de Filipe nos pênaltis, Santa Terezinha é campeão do Torneio Ronan Ferreira da Costa
Diferente de 2017, o Santa conseguiu se sagra campeão sendo que no elenco
tem o Cadu, bicampeão, contando com o título da edição passada conquistado
pelo Internacional; goleiro Filipe brilhou e foi decisivo contra o Milan.
Fotos: Na Batida do Esporte
Em uma manhã e tarde ensolarada de domingo, 25, no Estádio Santa Terezinha, o Torneio Ronan Ferreira da Costa conheceu o campeão da edição 2018. Santa Terezinha e Milan fizeram uma final equilibrada durante os 90 minutos, ficaram no empate de 1 a 1 com gols no segundo tempo e, nas penalidades máximas, o goleiro Filipe defendeu a última cobrança de Nill e foi decisivo para o alvinegro ser campeão do Torneio Ronan Ferreira da Costa diante da torcida.
Diferente de 2017 quando foi derrotado pelo Internacional na final, o Santa Terezinha conseguiu o tão almejado título do campeonato que homenageia o Ronan, de muitas histórias como jogador e diretor do alvinegro por muitas décadas. No outro lado tinha o Milan que havia chegado nas semifinais no ano passado e avançou às finais nessa edição repetindo o bom papel da equipe que está na 1ª Divisão do Campeonato Amador de 2018.
Após 0 a 0 no primeiro tempo sem muitos lances de perigo e com a baixa de Guilherme Mascote machucado pelo lado do Santa Terezinha, a segunda etapa teve dois gols que decretaram o resultado final da partida. Aos 7 minutos, o zagueiro Dinei subiu livre de cabeça na área e fez 1 a 0 para o Milan. O Santa Terezinha correu atrás do empate e marcou 1 a 1 no oportunismo de Arthur que conferiu na rede. Mesmo com um jogador a mais devido a expulsão do atacante Tarcísio aos 32 minutos, o Santa não aproveitou maior vantagem numérica de atletas em campo e o Milan se segurou bem na defesa.
Pênaltis
Com 1 a 1 no tempo normal, os torcedores tiveram que conhecer o campeão do Torneio Ronan Ferreira da Costa nas penalidades máximas. Nas primeiras 10 cobranças, todas foram convertidas por Túlio, Renato, Somália, Émerson e Arthur (Santa Terezinha) e Davi, Vítor, Renato, Shark e Leonardo (Milan).
Após encerrar a série de 5 cobranças para cada lado, a definição foi nas cobranças alternadas, ou seja, quem errasse, perderia o título. Lucas Podolski converteu a cobrança para o Santa Terezinha e, pelo lado do Milan, Nill chutou no canto direito e parou na defesa do goleiro Filipe.
Com a cobrança desperdiçada pelo Milan, o Santa Terezinha sagrou campeão do Torneio Ronan Ferreira da Costa. No jogo do terceiro lugar que ocorreu antes da decisão, o Arachás fez 3 a 1 no Ipiranga com gols de Wadan (2) e Lucas Timão, jogador este que veio de Araguari (Arachás) e Cristiano (Ipiranga).
Santa Terezinha 1 (6) x 1 (5) Milan
Santa Terezinha: Filipe; Robinho (Renato), Émerson, Paulo Tiago e Túlio; Somália, Cadu e Lucas Podolski; Guilherme Mascote (Maxwell), Arthur e Alisson (Zandonaide). Treinador: Diego Oliveira
Milan: João; Léo, Dinei, Renato e Vítor; Lôra (Nill), Leonardo, Gallo e Beto (Shark); Davi e Tarcísio – expulso. Treinador: Fábio
Arbitragem: João Mariano de Andrade, auxiliado por Zé Maria e Berivaldo Lopes
Entrega de troféus
Campeão: Santa Terezinha
Vice-Campeão: Milan
3° colocado: Arachás
4° colocado: Ipiranga
Artilheiro: Wesley, do Planeta
Goleiro menos vazado: Filipe, do Santa Terezinha
Homenagens
Maria de Lourdes Pereira – matriarca da família Januário, foi homenageada devido a dedicação em prol do Santa Terezinha
Santiago Ferreira de Jesus – um dos treinadores que passaram pelo Santa Terezinha
Paulo Pereira dos Santos (Paulinho Buruta) – um dos atletas que fizeram história no Santa Terezinha
Ronan Júnior (Binga) – homenagem destinada a família do Ronan Ferreira da Costa, que leva o nome do torneio
Medalha
Jogador revelação: Murilo Paiva (Ipiranga) votado pela imprensa esportiva – Caio César Aureliano (Na Batida do Esporte) / Jorge Eustáquio (Equipe Positiva e Rádio Imbiara) / Wilton Borges (Futebol Araxá)
Também homenageado, ex-zagueiro Vicente não pode comparecer a cerimônia de premiação e o troféu será entregue a ele pela organização do evento.