Dínamo vence nos pênaltis e segue com vantagem na Copa Amapar para decidir em Araxá
Equipe araxaense eliminou o Bluec e é uma das equipes nas quartas de final.
Defesa de Railson, goleiro que também marcou nas penalidades máximas – Foto: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
Já classificado para as quartas de final, o Dínamo enfrentou o Bluec neste sábado, 15 de abril, pela rodada de volta da 3ª fase da Copa Amapar no Estádio Municipal Fausto Alvim. Com a vantagem de dois gols, o Dínamo não soube segurar esse placar construído há duas semanas em Tiros. O Bluec conseguiu igualar o marcador e também venceu por dois gols provocando a disputa da vaga nos pênaltis vencida pelo Dínamo.
Com a derrota de 3 a 1 no tempo normal, o Dínamo viu o Santa Cruz, de Lagoa Formosa, abrir vantagem de cinco pontos na classificação geral (25 contra 20 do time de Araxá) e permaneceu como vice-líder. A diferença é que agora o Dínamo tem a Seleção Pinheirense também com 20 pontos e quase perde a vice-liderança no geral. Caso o Bluec conseguisse a classificação para as quartas, o Dínamo iria no índice técnico critério destinado para as equipes derrotadas na 3ª fase, o time de Araxá enfrentaria o 1° do geral e perderia a vantagem de decidir a vaga em Araxá. Porém, o Dínamo contou com os bons serviços do goleiro Railson que, nas penalidades máximas, defendeu uma e converteu outra garantindo o time araxaense entre os quatro primeiros colocados.
No tempo normal, o Dínamo até começou bem o primeiro tempo e fez 1 a 0 aos 9 minutos. Na jogada de Filhão pela direita, ele aproveitou o vacilo do lateral-direito Cacá que tentou recuar para o goleiro Hugo, mas a bola não chegou. Filhão tirou dos dois atletas e rolou um passe açucarado para a finalização de Max, com gol aberto, no fundo da rede.
O Dínamo poderia ter aumentado o placar, mas perdeu muitas chances. O Bluec começou a crescer na partida e empatou ainda no primeiro tempo. Tião bateu cruzado, o goleiro Railson espalmou e, no rebote, Balotelli bateu forte para fazer 1 a 1.
No segundo tempo, a história não mudou e o Bluec continuou em cima. Del aos 8 minutos fez 2 a 1 e Tiago Mineiro marcou aos 19 minutos. O placar de 3 a 1 levava a decisão para os pênaltis e o Bluec passou a ficar bem perto da classificação. No segundo tempo, o time de Tiros teve um pênalti não marcado que é a jogada de Railson. Ao pegar a bola, o goleiro foi com a perna direita levantada e acabou chocando com o jogador adversário. Charles Henrique interpretou que jogada limpa e deu seguimento à partida.
O jogo ficou parado por mais de sete minutos depois de uma confusão generalizada entre jogadores. Pior para o zagueiro Jorge Nego Dan, do Dínamo, e o atacante Tiago Mineiro, do Bluec, que foram expulsos. Devido também a falta de segurança no Fausto Alvim, o duelo ficou sem bola rolando e inviabilizou a continuidade do jogo. Aos 47 minutos, a partida seguiu normalmente e foi encerrada na marca dos 57 minutos.
Como o jogo ficou no 3 a 3 de acordo com a soma dos placares entre as equipes, o jogo foi para os pênaltis. Nas penalidades máximas, quem venceu foi o Dínamo por 4 a 2. Dener fez 1 a 0, Ramon empatou, 1 a 1, Guilherme Mascote recolocou o Dínamo na frente, 2 a 1, Juju parou na defesa de Railson, Dalmer, fez 3 a 1 para o Dínamo, Lucas, marcou o segundo gol do Bluec, Railson assinalou 4 a 2 e Balotelli bateu na trave pelo Bluec. Todo esse cenário firmou o Dínamo como vencedor pelo placar de 4 a 2.
Além do Dínamo, Paranaíba, Seleção Pinheirense, Santa Cruz e Nacional Serra estão nas quartas. Devido a morte de um dirigente ligado ao Guimarânia, a definição dos jogos da próxima fase será feita depois de quarta-feira, 19 de abril, à noite, em Guimarânia para Guimarânia x Fluminense Carajás. Mais informações da Copa Amapar, você acompanha AQUI.
Escalações
Dínamo: Railson; Deninho, Jorge Nego Dan – expulso, Kelvy e Maranhão (Kauã); Caio Xaropinho, Netinho (João Codorna) e Dalmer; Victor (Lucas Ribite), Filhão (Marquinho) e Max (Guilherme Mascote). Treinador: Tiago Pereira
Bluec: Hugo; Cacá (Tião), Luiz Otávio, Lucas e Maciel (Valério); Juju, Cabrito, Del (Tiago) e Ramon; Balotelli e Tiago Mineiro – expulso. Treinador: Bracinho
Arbitragem da Liga Araxaense de Desportos (LAD): Charles Henrique, auxiliado por Roger Ribeiro e Cléber Júnior. Mesária: Abigail Vilar