Warning: Creating default object from empty value in /home/nabatidadoesporte/www/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Edgard Suzuki, de 16 anos, é campeão de torneio regional de xadrez
You are here
Brasil Esporte Especializado 

Edgard Suzuki, de 16 anos, é campeão de torneio regional de xadrez

Edgard Suzuki foi campeão com 5,5 pontos, enquanto Theo Borges Ribeiro,
que também representou Araxá, terminou na 13ª colocação.
Foto: Academia Araxaense de Xadrez

Dois jovens talentos da Academia Araxaense de Xadrez representaram a cidade de Araxá na I Etapa do 4º Circuito Patense de Xadrez Rápido 2026, realizada neste domingo (15) em Patos de Minas. O grande destaque da competição foi o jovem MN (Mestre Nacional) Edgard Nascimento Souza Suzuki, de apenas 16 anos, que conquistou o título da etapa.

O torneio aconteceu no Clube Integrar e reuniu 48 enxadristas de diversas cidades da região, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário regional da modalidade. A competição foi organizada pela Liga de Xadrez e Damas do Alto Paranaíba.

A disputa foi realizada no sistema suíço, em seis rodadas, com ritmo de jogo de 13 minutos nocaute, com acréscimo de dois segundos por lance. O torneio teve validade para rating nacional e internacional, atraindo jogadores de diferentes níveis técnicos.

Os atletas da Academia Araxaense tiveram desempenho consistente ao longo da competição.

– Campeão: Edgard Nascimento Souza Suzuki – 5,5 pontos em 6 possíveis.

– 13º lugar: Theo Borges Ribeiro (17 anos) – 4 pontos em 6 possíveis.

Com atuação segura durante todo o torneio, Edgard confirmou o favoritismo e garantiu o primeiro lugar da etapa, reforçando o crescimento do xadrez competitivo em Araxá.

Próximos desafios

O calendário dos jovens enxadristas segue movimentado nas próximas semanas.

Edgard já tem presença confirmada no Aberto do Brasil – Etapa Poços de Caldas 2026, que será realizado entre os dias 20 e 22 de março, no Hotel Carlton Plaza, em Poços de Caldas. O torneio integra o circuito nacional da modalidade e deve reunir jogadores de alto nível técnico.

Já o enxadrista Theo Borges Ribeiro aguarda a possibilidade de participação no 1º Torneio de Xadrez do Clube Araxá, marcado para o dia 21 de março e organizado pela Academia Araxaense de Xadrez em parceria com o Clube Araxá.

As inscrições para associados do clube se encerram no dia 18 de março, às 22h. Caso restem vagas, o torneio será aberto ao público em geral. O evento terá limite máximo de 16 participantes.

Os resultados obtidos pelos jovens atletas reforçam o trabalho de formação realizado pela Academia Araxaense de Xadrez, que tem incentivado a participação de jogadores locais em competições regionais e nacionais, contribuindo para o fortalecimento do esporte na cidade.

Related posts

Leave a Comment