Edgard Suzuki é campeão do 1º Torneio de Xadrez Rápido de Rio Paranaíba 2025
Além do título geral de Edgard, Pedro Duarte foi vice-campeão
e Theo Ribeiro ficou em quarto no Sub-16
Fotos: Academia Araxaense de Xadrez
O 1º Torneio de Xadrez Rápido de Rio Paranaíba, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, foi realizado no último sábado (6). O evento contou com a presença de enxadristas de diversas cidades da região e até de outros estados, reforçando a importância e o crescimento da modalidade.
A competição foi disputada em seis rodadas, com 15 minutos de reflexão para cada jogador, exigindo dos competidores agilidade, concentração e muito preparo estratégico.
A cidade de Araxá foi representada pelos enxadristas da Academia Araxaense de Xadrez: Edgard Nascimento de Souza Suzuki, Theo Borges Ribeiro e Pedro Duarte. Além deles, também participou o araxaense Walisson Duarte.
O grande destaque foi Edgard Nascimento de Souza Suzuki, que, após uma campanha consistente, encerrou as seis rodadas com 5,5 pontos, conquistando o título de Campeão Geral do torneio.
Edgard Suzuki foi o campeão geral do torneio disputado em Rio Paranaíba
Na categoria de base, o desempenho também foi expressivo: Pedro Duarte conquistou o 2º lugar e Theo Borges Ribeiro ficou em 4º, ambos na categoria Sub-16, mostrando a força da nova geração do xadrez araxaense.
Agora, os atletas já se preparam para novos desafios ainda em setembro. Edgard disputará o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2025, em Caxambu (MG), enquanto Theo e Pedro representarão a Academia na 3ª Etapa do Circuito Patense de Xadrez Rápido 2025.
“A Academia Araxaense de Xadrez reforça seu compromisso em formar atletas competitivos e cidadãos preparados, promovendo a disciplina, o raciocínio lógico e o espírito esportivo. Cada torneio confirma que o xadrez de Araxá vive um momento de ascensão, com jogadores dedicados e resultados que já inspiram toda a comunidade. O título de Edgard e o desempenho dos alunos demonstram que o xadrez de Araxá está cada vez mais forte, transformando talento em conquistas e consolidando a cidade como referência regional no esporte da inteligência”, comenta o professor de xadrez Adriano Pena.
