Guerreira Grená: Araxaense Isabel assina contrato com a Ferroviária
Ela assinou vínculo de contrato com o time de Araraquara até 2023.
Fotos: Acervo Isabel e Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
Isabel Cristina Alves Silva, 14 anos, começa a construir a história dela no futebol. De Araxá, a jovem goleira está em Araraquara e, no último dia 10 de maio, assinou contrato de dois anos com a Ferroviária, uma das equipes que mais incentivam a prática do futebol entre as mulheres no país. Para chegar no time com o elenco conhecido como “Guerreiras Grenás”, apelido dado pela imprensa do município paulista, Isabel conta um pouco como foi o início dela no esporte.
De acordo com ela, o primeiro contato com o futebol foi aos 12 anos na Escola Estadual Armando Santos. “Eu jogava na linha. Teve uma vez que eu fui para o gol porque ninguém queria ir. Aí comecei a gostar e pegar o jeito do jogo de futebol”. Isabel gostou tanto da experiência que acabou entusiasmando o pai e a mãe para procurar uma escolinha de futebol até o Trianon cruzar na vida dela.
Foram dois anos de treinamentos táticos e físicos aliados as competições que a Isabel participou pela equipe de Araxá. A Copa Lape de Futebol de Base promovida pela Liga Alto Paranaíba de Esportes, e o Campeonato Amador Mirim, realizado através da Liga Araxaense de Desportos (LAD) foram importantes para a Isabel e contribuíram para a evolução técnica na carreira em 2020.
Quando chegou em 2021, esse ano representou uma mudança de vida para a jovem. Com a ajuda de Alex Johne, treinador do Trianon no Amador Mirim, e de Lucas Karide, que treina a Ferroviária, ela foi apresentada para a equipe de Araraquara com apenas 13 anos. Isabel está na cidade do interior paulista desde janeiro, porém a assinatura de contrato com a equipe paulista teve que ser feita neste mês.
“No futebol feminino, pode assinar contrato a partir dos 14 anos, idade que eu completei neste ano. É uma alegria imensa. A gente treina cinco vezes na semana e é uma rotina bem diferente aqui. Na parte da manhã, eu estudo e na parte da tarde, treino. Os treinos aqui em Araraquara fazem a gente evoluir cada vez mais. Antes de vim para cá, eu treinava com os meninos do Trianon”.
Ela conta que, por enquanto, a categoria Sub-14 está somente na fase de treinamentos e esperando a confirmação de ter o campeonato no 2° semestre deste ano para fazer a estreia em uma partida oficial valendo 3 pontos. Ela valoriza tudo que viveu e quer retribuir todo o esforço feito pela família e pelos amigos que acreditaram no potencial dela de ser uma jogadora de futebol.