Histórico: Arachás vence Dínamo nos pênaltis e se sagra finalista da Copa Araxá
Após novo empate no confronto, o Arachás teve 100% de
aproveitamento nos pênaltis e fez 4 a 2 para cima do Dínamo.
Fotos: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
O jogo de volta das semifinais da Copa Araxá deste domingo, 18 de junho, foi o mesmo retrato da partida de ida que terminou empatada por 0 a 0. No Estádio Municipal Fausto Alvim, o torcedor acompanhou um Dínamo mais ofensivo e o Arachás mais defensivo esperando por um erro para definir. A equipe azul e branca chutou mais ao gol, porém só fez um gol, enquanto que o Arachás chegou menos e marcou um gol.
No jogo de quem mais atacou e defendeu, a equipe do Dínamo saiu na frente do marcador. Aos 26 minutos, Landerson bateu a falta pela esquerda, o goleiro Helder Gardenal saiu para tocar na bola, a zaga do Arachás não afastou o perigo e a bola voltou em quem cruzou na área. Landerson tocou cruzado e estufou a rede do Arachás.
O Dínamo teve outras chances de aumentar o placar, porém não aproveitou. Já o Arachás que esperava um erro do adversário viu a oportunidade de gol aparecer e aproveitou. Renan pegou um chute de fora da área sem marcação e, no meio do caminho, Robinho tocou e empatou, 1 a 1 aos 55 minutos do primeiro tempo. Na etapa inicial, o Dínamo reclamou da arbitragem que não expulsou o Palácios, do Arachás. A reclamação se deve ao árbitro Marco Antônio Inácio não ter aplicado o cartão vermelho no atleta adversário. A expulsão seria porque o jogador fez falta no jogador do Dínamo que iria em direção ao gol.
O árbitro Marco Antônio Inácio deu mais de sete minutos de acréscimos devido ao atendimento prestado ao atleta Netinho, do Dínamo. Ele acabou se machucando sozinho e torceu o joelho. Netinho tentou voltar, mas não conseguiu nem andar e a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde entrou no gramado para socorrer o atleta acompanhado pela mãe Rosana para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
No segundo tempo, o panorama se manteve com o Dínamo no ataque e o Arachás na defesa. Aos 28 minutos, cada time perdeu um atleta. Lucas Francklin, do Arachás, e Landerson, do Dínamo, foram expulsos após confusão no gramado. Dois minutos depois, o Dínamo balançou a rede, porém Filhão estava impedido de acordo com a arbitragem.
Com 1 a 1 mantido até o fim, a decisão da vaga foi para as penalidades máximas. O Arachás obteve 100% de aproveitamento e marcou todos os quatro pênaltis com Buzu, Palácios, Galego e Robinho. O Dínamo desperdiçou duas das quatro cobranças. Max bateu no canto esquerdo para a defesa do goleiro Helder Gardenal. Filhão também não marcou e chutou para fora. Denner e Marquinho foram os únicos a converter as cobranças para o Dínamo. Placar final, Arachás 4×2 Dínamo.
O Arachás enfrenta o Santa Terezinha na final da Copa Araxá disputada em dois jogos. A decisão deve ser em julho já que o Estádio Fausto Alvim será cedido para a realização da 2ª Copa Cimpla de Futebol de Base. As datas e os horários das finais serão confirmadas pela Liga Araxaense de Desportos (LAD) nos próximos dias.
Escalações
Dínamo: Patrick; Filhão, Igão, Denner e Kelvy; Caio Xaropinho, Renato Augusto e Netinho (Marquinhos); Max, Guilherme Mascote (João Codorna) e Landerson – expulso. Treinador: João Paulo Marcelino
Arachás: Helder Gardenal; Guilherme (Bruno), Dan, Renan e Galego; Palácios, Marcio (Maicon), Ribinho e Victor Tanaka (Danilo); Buzu e Lucas Francklin – expulso. Treinador: Tiago Costa
Arbitragem da Liga Araxaense de Desportos (LAD): Marco Antônio Inácio, auxiliado por Fabrício Borges e Roger Ribeiro. Mesária: Abigail Vilar
Pênaltis