Jogos Estudantis contam com a participação de 3500 alunos em Araxá
Número de participantes é bem maior que 2017 quando a edição reuniu cerca 2300 estudantes.
Fonte: Ascom PMA
Os Jogos Estudantis prometem agitar alunos de 29 instituições de ensino – colégios, escolas municipais e estaduais – de toda a cidade até o mês de dezembro. Ao todo, são 3.500 alunos / atletas, de 8 a 16 anos, envolvidos nas competições de handebol, futsal, vôlei, basquete, xadrez e atletismo nas categorias masculino e feminino. Na noite de sexta-feira, 31 de agosto, alunos, professores, pais dos estudantes, imprensa, secretários, vereadores e prefeito Aracely prestigiaram a abertura dos Jogos Estudantis, realizados anualmente desde 2015.
Com o objetivo de integrar os estudantes das redes de ensino público e privada na prática de diversas modalidades esportivas, a edição 2018 teve início com a execução do hino nacional e o juramento de um dos participantes dos Jogos Estudantis, Diogo Pereira, de 15 anos, da Escola Estadual Dom José Gaspar. Influenciado pelo pai Alexandre, muito envolvido com o esporte, o estudante conta que a prática esportiva faz muito bem para ele. “O esporte é tudo para mim. Estou muito feliz em participar dos Jogos Estudantis”, comenta.
Wender Gomes é pai de Anthony, 11 anos, e apoia a participação do filho na disputa esportiva. “É um incentivo para a prática de esportes, através de uma competição importante para a formação do cidadão e que incentiva as crianças a terem respeito ao próximo”. Marcelo Brunacci, professor de Educação Física, se considera um amante da causa esportiva pelo trabalho realizado com crianças e adolescentes em situação de risco social. “É um trabalho árduo, porém gratificante quando observamos que o nosso esforço contribui para afastá-los desse risco. Os Jogos Estudantis fazem parte desse processo”, pontua o professor.
Adolfo Maurício da Silva, secretário de Esportes, reitera que a Prefeitura Municipal de Araxá não mede esforços para levar a prática esportiva nos quatro cantos da cidade. “Não é fácil chegar nesse momento aqui. Para nós da secretaria, é o maior evento esportivo de Araxá. Queremos agradecer a toda a nossa equipe por tudo que está acontecendo. Esse ano, tenho certeza, que será melhor em relação a 2017”.
O prefeito Aracely, grande incentivador da prática esportiva nos diversos níveis, enfatiza que o esporte é uma ferramenta para a formação de um cidadão e de um campeão da vida. “Educando essas crianças e tornando-as desportistas, estamos fazendo a nossa parte para formar futuros campeões que estão entre os alunos de todas as escolas, de todos os setores e de todos os bairros”, finaliza o prefeito.
Primeiros jogos
No último final de semana, aconteceram os primeiros jogos com partidas de handebol nos ginásios Jacy Teixeira Martins (Santa Luzia), Marcio Vieira Borges (Santo Antônio) e no ginásio da Escola Municipal Dona Gabriela (Centro). Devido ao feriado de 7 de setembro, não haverá torneio no próximo final de semana. Os jogos estão marcados para retornar nos dias 14, 15 e 16 deste mês com novas partidas de handebol.