Nacional vence Vila Nova na rodada de ida das semifinais do Campeonato Amador Juniores
Em um jogo com dois pênaltis e uma expulsão, o time de
Serra do Salitre saiu na frente e pode empatar para se
classificar; já o Vila tem que vencer para ser finalista.
Heitor que já passou pelo futebol amador de Araxá assinalou o gol da vitória para o Nacional de Serra do Salitre – Fotos: Caio César Aureliano Na Batida do Esporte
As semifinais do Campeonato Amador Juniores começaram a ser disputadas neste sábado (23) no Estádio Municipal Fausto Alvim. A bola rolou para um jogo que terminou com Nacional 3×1 Vila Nova. Esse marcador concede a vantagem do empate para o time de Serra do Salitre, que também pode perder por até um gol de diferença. Se o Vila vencer por dois gols, a vaga será decidida nos pênaltis. Caso vença por três gols, o finalista será o Vila Nova na volta que vai ser realizada no próximo final de semana.
Os gols saíram após um empate sem gols no primeiro tempo, que teve poucos lances de perigo e pouca emoção. Na etapa inicial, houve reclamação de ambos os lados após jogadas dentro da área que não resultaram em marcação de pênalti pelo árbitro Nilson Rodrigues.
No primeiro lance, Kauã arrancou pela direita e, ao chegar na linha de fundo, caiu na área. O time do Vila alegou que o jogador foi tocado pelo camisa 5 Nicolas, porém o árbitro observou um lance normal e mandou seguir a partida. Depois, um chute de Heitor causou reclamação do Nacional, que alegou um toque de bola no braço de Rodriguinho, desviando a finalização. Nilson Rodrigues não viu ação faltosa e também mandou seguir o jogo.
No segundo tempo, o duelo ficou mais interessante para o torcedor. Aos 18 minutos, o Nacional teve a chance de abrir o placar. Heitor chegou pela direita e bateu cruzado na saída do goleiro Patrick. A bola passou perto da trave direita e se perdeu pela linha de fundo.
Aos 21 minutos, foi a vez do Vila ter a oportunidade de abrir o placar. Lançado para dentro da área, Kauã, com liberdade, tocou na saída do goleiro Noronha e a bola passou por cima do gol.
O Nacional voltou ao campo de ataque e fez o primeiro gol do jogo aos 27 minutos. Kawanzin recebeu passe pela esquerda e, com liberdade de finalização, bateu cruzado no canto esquerdo para fazer 1 a 0.
O Vila partiu para cima e empatou aos 36 minutos. Jogador ofensivo mais perigoso do time araxaense, Kauã foi lançado, ganhou do adversário com um toque de cabeça para colocar a bola na frente e sair na cara do goleiro. Noronha impediu a passagem do atacante do Vila com um toque por baixo, no entendimento do árbitro Nilson Rodrigues, que marcou pênalti. Na cobrança, o próprio Kauã bateu; o goleiro Noronha tocou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.
Porém, o marcador ficou empatado por pouco tempo. Aos 37 minutos, PV recebeu, limpou a jogada e bateu de fora da área, acertando o canto esquerdo, sem chances de defesa para o goleiro Patrick.
Não faltou vontade e disposição para o Vila Nova, mas quem teve mais eficiência foi o Nacional, de Serra do Salitre, que garantiu a vitória com um gol nos acréscimos. Aos 53 minutos do segundo tempo, em jogada individual, Heitor avançou e, ao tentar passar por Breno, o árbitro Nilson Rodrigues considerou que o zagueiro derrubou o adversário na área e marcou pênalti. O lance foi contestado pelo Vila e por torcedores, que consideraram que Heitor simulou a falta. Na cobrança, o próprio atacante bateu no canto esquerdo, com o goleiro Patrick caindo para a direita.
A partida foi encerrada aos 57 minutos do segundo tempo, perfazendo 13 minutos de acréscimo, com o placar final de 3 a 1.
Escalações
Nacional: Noronha – expulso; Lipe (Juan Pablo), Oliveira, Periquito (Lucas Silva) e Lucas; Nicolas, Cauã, PV e Silveira (Vítor); Kawanzin (Luís Fernando) e Heitor. Treinador: Evair.
Vila Nova: Patrick; Juan, Pablo, Breno e Bruno; Rodriguinho Jr, Nick (Bernardo), Davi Ivanow e Jonatan (João Pedro); Kauã e Caio (Vitinho). Treinador: Rodriguinho.
Arbitragem da Liga Araxaense de Desportos (LAD): Nilson Rodrigues, auxiliado por Fabrício Borges e Richard Navarro Bessa. Mesária: Eneida Aparecida. Perguntado pela reportagem sobre o que motivou expulsar o goleiro Noronha, antes da cobrança de pênalti de Heitor, o árbitro Nilson Rodrigues observou que o atleta estava deitado em campo e fazendo cera. Como o goleiro já tinha tomado cartão amarelo no lance do pênalti cometido em cima do Kauã, ele acabou sendo expulso.
Artilharia
Kauã (Vila Nova) – 11 gols / Arthur (Malvinas) – 7 gols / Heitor (Nacional Serra do Salitre) – 7 gols / Pelé (Arachás) – 4 gols / Adrian (Malvinas) – 4 gols / Nick (Vila Nova) – 3 gols / Bruniel (Trianon) – 3 gols / João José (Trianon) – 3 gols / Kawanzin (Nacional Serra do Salitre) – 2 gols / Danilo (Nacional Serra do Salitre) – 2 gols / Chita (Nacional Serra do Salitre) – 2 gols / Kadu (Malvinas) – 2 gols / Miguel (São Pedro) – 2 gols / Bernardo (Trianon) – 2 gols / João Pedro (Vila Nova) – 1 gol / Davi Ivanow (Vila Nova) – 1 gol / Breno (Vila Nova) – 1 gol / Jonatan (Vila Nova) – 1 gol / Luís Otávio (Vila Nova) – 1 gol / Rhuan (Vila Nova) – 1 gol / Luiz Fernando (Vila Nova) – 1 gol / Pedrinho (Malvinas) – 1 gol / Jean (Malvinas) – 1 gol / Juan (Malvinas) – 1 gol / Germano (Malvinas) – 1 gol / Arthur (Arachás) – 1 gol / Gustavo (Arachás) – 1 gol / PV (Nacional Serra do Salitre) – 1 gol / Artur (Nacional Serra do Salitre) – 1 gol / Miguel (Nacional Serra do Salitre) – 1 gol / Lipe (Nacional Serra do Salitre) – 1 gol / Julian (Trianon) – 1 gol / Émerson (Trianon) – 1 gol / Heldinho (Malvinas) – 1 gol / Nicolas (Malvinas) – 1 gol / Kauã Risada (Malvinas) – 1 gol / Dedé (São Pedro) – 1 gol / Eric (São Pedro) – 1 gol
Semifinais do Campeonato Amador Juniores
Domingo, 24 de novembro
Estádio Municipal Fausto Alvim
13h30 – Trianon x Malvinas
Árbitro: Izac Moreira
Assistente 1: Sérgio Maurício Jiló
Assistente 2: Vicente dos Reis
Mesária: Abigail Vilar