Projeto Paralímpico contribui para a inserção de pessoas com deficiência no esporte
Cerca de 30 atletas participam do projeto voltado
para reabilitação, integração social e alto rendimento.
Fotos: Ascom PMA
Desde 2021, a Prefeitura de Araxá oferece um projeto que visa à inclusão e ao desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência. Focado nas modalidades de natação e atletismo, a iniciativa atende cerca de 30 atletas, proporcionando reabilitação, integração social e treinamento de alto rendimento.
A Secretaria Municipal de Esportes de Araxá oferece uma estrutura completa de treinamentos que atende tanto deficientes visuais quanto físicos, abrangendo crianças, adolescentes, jovens e adultos. Os treinamentos são realizados no Centro Esportivo Álvaro Maneira (antigo ATC), no Centro Social Urbano (CSU), no Parque do Cristo, no campo do bairro Abolição e no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).
Os atletas do projeto têm se destacado em várias competições, representando a equipe Apae Araxá/Mergulho Sport Center em campeonatos regionais e nacionais.
Tanto os atletas da Secretaria de Esportes quanto os da equipe Apae Araxá/Mergulho Sport Center competem nos Regionais de Atletismo e Natação das Loterias Caixa, nas competições nacionais de Atletismo e Natação das Loterias Caixa, no Jimip (Jogos Intermunicipais Paralímpicos), no Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) e nas Paralimpíadas Escolares, nas duas etapas. Em média, foram conquistadas cerca de 170 medalhas anuais.
Inscrições
O projeto tem vagas abertas para quem deseja participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Assessoria Municipal de Esportes Especializados, localizada na avenida Antônio Afonso Vale, s/n, bairro Urciano Lemos (Praça da Juventude), e na sede da Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural, localizada no Centro Esportivo Álvaro Maneira (antigo ATC), avenida Imbiara, n° 620, Centro.
As atividades acontecem no ATC, no Centro Esportivo e Educacional Pedro Bispo (antigo CSU), Parque do Cristo e Uniaraxá. Para mais informações, os telefones de contato são: (34) 3669-8055 e 3691-2031.