SAF recebe negativa da FMF e Ganso está fora do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão
Após negativa, Jerry projeta reestruturação e Ganso em campo para 2026.
Foto: Arquivo Na Batida do Esporte
O Araxá Esporte Clube não participará do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão nesta temporada. A confirmação foi feita por Jerry Correa, responsável pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que atualmente administra o clube. Em entrevista ao site Na Batida do Esporte, ele explicou os motivos da ausência do tradicional Ganso nas competições oficiais da Federação Mineira de Futebol (FMF) neste ano.
Segundo Jerry, apesar dos esforços da SAF, as pendências administrativas e financeiras herdadas da antiga gestão impediram a liberação do clube para a disputa. “Estive com meu advogado na Federação, conversamos com o Daniel Las Casas e o Catita. Eles foram claros: se derem brecha para o Araxá disputar, como ficam os outros clubes?”, explicou.
Mesmo com a SAF se colocando à disposição para arcar com a dívida que gira, em torno, de R$ 160 mil junto à FMF, a entidade manteve a suspensão do clube. A inscrição irregular do time na temporada anterior, mesmo sem condições estruturais e financeiras, também pesou contra. Além dessa dívida, o Ganso tem que pagar R$ 200 mil à vista para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já a dívida da FMF pode ser parcelada.
Contudo, o planejamento já mira 2026. Jerry informou que o Araxá está liberado para voltar aos gramados no próximo ano. “A gente conseguiu essa liberação, que também estava suspensa. Então, no ano que vem o Ganso volta, com planejamento e com time em campo”, garantiu.
Foco nas categorias de base e futebol feminino
Apesar da ausência no campeonato profissional, o clube não ficará parado. A SAF aposta em uma reestruturação com foco na formação de atletas e revelou que pretende investir nas categorias de base e no futebol feminino ainda este ano. “Todos os times grandes que se prezam têm uma base. Vamos trabalhar com meninos de 5 anos até o sub-17, talvez até o sub-20. E também com o time feminino”, afirmou Jerry.
O dirigente destacou que o objetivo é lapidar talentos locais e criar estrutura sólida. “A gente vai escolher a dedo os atletas, tanto no masculino quanto no feminino, para estar conosco no ano que vem.”
Compromisso com o torcedor
Em mensagem final, Jerry Correa pediu o apoio da torcida. “Também estávamos ansiosos para ver o Ganso em campo este ano. Mas quando vimos como está a situação, entendemos que é melhor planejar bem e voltar com força em 2025. O torcedor pode ter certeza que vamos fazer um grande trabalho. Jogadores nós temos para isso”, concluiu.
Durante entrevista, Jerry informou que o valor total da dívida da associação acumulada ao longo dos anos ainda está sendo levantada pelos credores do clube.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) encaminhou uma nota sobre o Araxá Esporte fora do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Confira:
“A Lei da SAF sucede a Associação para todos os efeitos, por isso o clube leva consigo a punição. É a Lei, não é nem interpretação da FMF”.
A nota ajuda a compreender porque que o Araxá Esporte ficou fora da disputa em 2025.