Superação: Araxaense Laisa Silva Rosa é bicampeã brasileira de seleções
Ela esteve pela Seleção Mineira que derrotou a Seleção Paranaense na final sendo que
é o primeiro título da araxaense desde que foi contratada pelo Sesi Bauru de São Paulo.
Fotos: Josi Schmidt Federação Paranaense de Voleibol (FPV)
Laisa Silva Rosa, de 15 anos, filha de Dulce Aparecida da Silva e Edmílson Cândido Rosa (Edmilsinho – jogador de futebol amador de muito sucesso) brilha intensamente desde o início de 2018 no interior paulista. A levantadora foi contratada pela equipe do Sesi Bauru e vem recentemente de um bicampeonato brasileiro de seleções de vôlei, título que enriquece cada vez mais a carreira da araxaense. Ela disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 promovido pela Confederação Brasileira de VoleiBol (CBV), em Curitiba, e derrotou na final as donas da casa por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/18 e 25/16, em 1 hora e 9 minutos de jogo. As mineiras subiram ao degrau mais alto do pódio de forma invicta, com nove vitórias em nove jogos.
Laisa iniciou os primeiros passos no voleibol pelo projeto Geração Vôlei promovido pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Nesta equipe, ela foi campeã brasileira pela primeira vez em edição ocorrida na cidade de Araxá no mês de dezembro de 2017. A exemplo do ano passado, a técnica da Seleção Mineira foi a Maria Bethânia Melo, profissional de renome no voleibol estadual.
Em 2017, Laisa estava no time da Escola Estadual Maria de Magalhães, prata nos Jogos Escolares da Juventude também disputados em Curitiba. O resultado foi um orgulho para o esporte especializado de Araxá já que a escola, assim como as demais instituições de ensino da cidade, havia recebido apoio da Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Esportes, na disputa das etapas municipal, microrregional, regional e estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerias (JEMG), com transporte e alimentação. Essas etapas antecederam a nacional.
Em entrevista ao Jornalzinho da Base, Laisa contou o que representa esse título para a carreira. “Para mim, defender Minas Gerais através do vôlei, é uma coisa muito boa, me sinto muito feliz de estar conseguindo alcançar meus objetivos. Além de ser uma enorme oportunidade de conhecer novas pessoas, adquirir conhecimentos e principalmente, estar fazendo o que eu mais amo. Ser bicampeã da CBS é uma enorme vitória, tanto como pessoa quanto jogadora. O meu maior sonho é me tornar uma grande atleta no voleibol e crescer cada vez mais a cada dia, a cada treino e a cada jogo, e poder ajudar todos que eu amo”, destaca a jovem atleta.
De acordo com a levantadora, a Sheila é a grande inspiração pela determinação e liderança dentro da quadra e disse que não acreditou quando viu o nome na lista de convocadas. “Fiquei muito feliz quando vi, e tenho agradecer muito a Deus por essa oportunidade e minha família/amigos por sempre tá comigo independente de qualquer distância ou outros empecilhos. Minha expectativa é que eu e cada uma do meu time do Sesi Bauri possamos fazer tudo que estamos treinando com companheirismo calma coragem, garra, e fé”, finaliza Laissa.
Depois da conquista do bicampeonato, Laissa foi convocada para Seleção Brasileira Sub-18 que disputa o Campeonato Sul-Americano da categoria, na Colômbia entre os dias 10 e 26 de julho. Ela desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 16, para iniciar os treinamentos.