Triste fim: Araxá Esporte oficializa desistência do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão
Anúncio foi encaminhado à Diretoria de Competições
da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Foto: Arquivo Na Batida do Esporte
O que todos temiam realmente aconteceu. O Araxá Esporte Clube, com mais de 65 anos de história, está fora do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão. A dificuldade de montar um time era imensa e ficou ainda maior quando o processo de transformação da equipe em uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) não deu certo, culminando na desistência da empresa Soccer Assessoria Esportiva, oficializada no último dia 10 de agosto.
A partir desse momento, iniciou-se uma corrida contra o tempo para um clube que sempre foi afetado pela situação financeira calamitante vivida ao longo dos últimos anos. A estreia do Araxá Esporte estava marcada para o próximo sábado (31), às 15h30, contra o Nacional, de Uberaba, no Estádio Municipal Fausto Alvim. A praça esportiva estava apta a receber os jogos pela Federação Mineira de Futebol (FMF), que já havia escalado a arbitragem para a partida. O adversário aguardava um posicionamento oficial para definir a logística, mas ainda faltava saber se o Ganso estava realmente apto a disputar a competição.
Essa resposta veio nesta quarta-feira (28), considerado o dia D para a definição do futuro do time no campeonato, pois a data correspondia ao prazo de 72 horas para pagar o borderô, que é o recurso financeiro para a equipe de arbitragem, composta por árbitro, dois assistentes, quarto árbitro e inspetor.
Desde a última sexta-feira (23), o site Na Batida do Esporte tentou contato com o presidente do Araxá, Jeferson Leite, por três vezes, e ele sempre pediu para aguardar um posicionamento oficial do clube em relação à essa definição. Em matéria publicada no GE, o presidente explicou que um bloqueio trabalhista impede a inscrição de jogadores no Boletim Informativo Diário (BID), requisito obrigatório para a participação dos atletas na competição.
“Estamos esperando uma liminar da Justiça que nos permita inscrever os jogadores. Se não sair, vamos precisar desistir da disputa”, afirmou o presidente ao GE, em reportagem publicada às 16h44 desta quarta-feira (28), na qual representou o clube falando pela primeira vez sobre essa liminar.
Porém, a tentativa acabou sendo frustrada, e não restou outra alternativa ao Araxá Esporte senão desistir do campeonato.
Acompanhe a carta de desistência encaminhada à FMF:
Em caso de desistência, abandono ou exclusão de competição profissional, o clube ficará automaticamente rebaixado para a divisão imediatamente inferior, além de estar sujeito, nas duas últimas hipóteses, a uma multa de até R$200.000,00 (duzentos mil reais) e suspensão de 02 (dois) anos de todas as competições chanceladas pela DCO, sem prejuízo das penas eventualmente impostas pela Justiça Desportiva. Esse trecho foi retirado do Regulamento Geral de Competições, da Federação Mineira de Futebol (FMF).