Warning: Creating default object from empty value in /home/nabatidadoesporte/www/wp-content/plugins/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Com desistência do Operário, Amadorão terá 14 equipes participantes
You are here
Futebol Amador 

Com desistência do Operário, Amadorão terá 14 equipes participantes

Informação foi comunicada pela direção da LAD em reunião nesta segunda-feira.
Foto: Arquivo Na Batida do Esporte

A Liga Araxaense de Desportos (LAD) reuniu com os representantes das equipes confirmadas no Campeonato Amador para abordar pontos importantes relacionados ao regulamento da competição nesta segunda-feira, 22 de julho, com o diretor do Departamento Técnico, Edvaldo Márcio, acompanhado pelo presidente interino, Evaldo Juvenal, do Ferrocarril, e vice-presidente interino Juliano Martins, do Malvinas. Após o falecimento de Wanderlei Goulart, essa foi a primeira reunião realizada que foi uma assembleia com a participação de 11 dos 14 times confirmados. Exceto Arachás, Planeta e Tupy, as demais equipes enviaram representantes e foram informados que o Operário não estará na disputa em 2019, caindo de 15 para 14, o número de participantes.

Com a desistência do time do São Geraldo, o Amadorão terá sete clubes na chave A e sete, na chave B, sendo que dois clubes estarão de folga por rodada e, além do União (chave B), o Malvinas (chave A) ficou sem jogar na primeira rodada. No caso da chave A, quem era o adversário do Operário estará de folga nas demais rodadas da 1ª fase. A fórmula de disputa segue com quatro equipes de cada grupo se classificando para 2ª fase. Essa etapa será jogada em turno único em uma só chave tendo os quatro melhores para a semifinal. Os vencedores da fase anterior decidem o Amadorão 2019.

O Campeonato Amador terá início no dia 4 de agosto, sendo que essa data pode ser alterada por conta da possibilidade de ter jogos aos sábado. As equipes terão que entregar a lista de, no mínimo, 18 atletas, até a semana que vem, quando será marcada reunião para a entrega do regulamento do Campeonato Amador.


Foram votados pelos representantes dos clubes de Milan, Internacional, Vila Nova, Mercado, Ferrocarril (representado pelo Adelson), Trianon, Malvinas (representado pelo Lineker), Dínamo, São Pedro, Santa Terezinha e União,  os seguintes pontos colocaram em pauta na reunião:

– Equipes (Operário, Caiçara, Estância, Ipiranga, Vale, Grei, GEF, Sul Minas e Palmeri) que estão de fora do Campeonato Amador dessa temporada, caso quiserem voltar a jogar a temporada, terão que retornar a partir de 2020 na disputa do Campeonato Amador da Segunda Divisão. Se não tiver nenhuma equipe envolvida nesse campeonato, o Amadorão permanece juntando os clubes em um só campeonato.

– Nas semifinais (1°x 4° e 2° x 3°), o time de melhor campanha a partir da 2ª fase (não será levado em consideração o desempenho da 1ª fase por ser disputada em grupos) terá a vantagem de dois resultados iguais, ou seja, dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols, mantendo esse critério para a decisão.

– Quando tiver rodada dupla nos campos, o horário de início está marcado para 8h40 da manhã, mantendo-se os 20 minutos de tolerância no intuito de começar o duelo até às 9h. Quando for apenas um jogo no campo, o horário será às 9h com o mesmo tempo de tolerância para iniciar até 9h20 (com essa decisão, a tabela será remodelada, já que os clubes foram informados da possibilidade de ter rodada dupla nos jogos devido a LAD não ter uma equipe grande de arbitragem para atender muitos campos em um só dia).  Também definiu que para o segundo jogo da rodada, haverá 10 minutos de tolerância. Um assistente será instruído pela Liga Araxaense de Desportos (LAD) para ir nos vestiários e colher a assinatura dos atletas colaborando no início mais rápido do segundo jogo, assim evitando atrasos.

– De 5 substituições do ano passado, os clubes decidiram que as equipes poderão efetuar 7 mudanças em quatro paradas durante o jogo, sem contar o intervalo, com 11 atletas a disposição no banco de reservas.

Related posts

Leave a Comment