You are here
Brasil Esporte Especializado 

Cefet participa do Troféu Sudeste de Orientação em São João Del Rei

Confira os resultados obtidos pela equipe de Araxá neste mês.
Foto: Divulgação Cefet

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Esportes, a Equipe de Corrida de Orientação do Cefet Araxá participou neste mês do Campeonato “Troféu Sudeste” de Orientação, nas modalidades “Sprint” e “Floresta”, em São João Del Rei.

O objetivo a ser alcançado na Corrida de Orientação é de percorrer um percurso, descrito em um mapa, passando por pontos de controle eletrônicos no menor tempo possível. Para isso, é necessário que o competidor planeje as rotas mais rápidas entre um ponto e outro, além de ter um preparo físico e intelectual na execução das provas. 

No campeonato “Troféu Sudeste”, os orientistas podiam se inscrever em duas modalidades, denominadas “Sprint” e “Floresta”, e em diversas categorias, de acordo com a idade e a técnica do competidor. As provas da modalidade “Sprint” apresentam o diferencial de compreenderem percursos rápidos, visíveis e fáceis de entender, fato que permite com que a orientação seja realizada em áreas de população significativa.

Foto: Divulgação Cefet

O perfil da competição “Sprint” é de alta velocidade, sendo essa modalidade executada em parques e em centros urbanos, mas também pode acontecer em florestas. Já a modalidade “Floresta” ocorre sempre em meio à natureza e, em vista disso, exige do atleta maior condicionamento físico e técnico, já que compreende percursos mais longos e, geralmente, conta com terrenos mais complexos. Um diferencial dessa modalidade está no fato de apresentar maiores possibilidades de escolha de rotas, por se tratar de localidades com menos barreiras físicas e propriedades privadas.

O “Troféu Sudeste” Orientação contou com ambas as modalidades, “Sprint” e “Floresta”, e foi dividido em cinco dias de competição e 6 percursos ao todo. A Equipe Azimute Norte do CEFET Araxá competiu nos últimos 3 dias do evento – 17, 18 e 19 deste mês, correndo 3 percursos, obtendo pódio em diversas categorias.

Foto: Divulgação Cefet

Os atletas premiados foram:

André Marcos Jacob – 2º Lugar nas modalidades “Sprint e Floresta”, categoria H20B;

Antonio Carlos dos Santos Ferreira – 1º Lugar nas modalidades “Sprint e Floresta”, categoria H20B;

Luisa Donato Rezende – 2º Lugar nas modalidades “Sprint” e “Floresta”, categoria D20B;

Pedro Henrique Santos Camargos – 1º Lugar na modalidade “Sprint”, categoria H JUN N;

Rafael Renan do Prado Rivas – 3º Lugar na modalidade “Floresta”, categoria H21B;

Related posts

Leave a Comment