You are here
Esporte Especializado 

Pr. Moacir apresenta proposta que institui o Núcleo de Treinamento de Esportes Paraolímpicos de Araxá

Foto: Ascom PMA

O vereador Pr. Moacir Santos apresentou na última reunião ordinária da Câmara Municipal o Projeto de Lei que cria o Núcleo de Treinamento de Esportes Paraolímpicos de Araxá. O objetivo é oferecer a crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física visual, intelectual e/ou múltipla, iniciação e treinamento especializado em modalidades esportivas Paralímpicas de alto rendimento.

De acordo com o projeto, a Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Esportes, será responsável pela coordenação do Núcleo de Treinamento de Esportes Paralímpicos disponibilizando profissionais de Educação Física e oferecendo a eles capacitação técnica na área do desporto paraolímpico. 

A Secretaria Municipal de Esportes deverá implantar unidades especificas das principais modalidades de esportes coletivos como Goalball, Basquete de cadeirantes, Futebol de 5, Vôlei sentado, entre outros. E também de modalidades de esportes individuais como Atletismo, Bocha, Natação, Judô, Taekwondo, entre outros.

O vereador Pr. Moacir sugere no projeto a utilização dos vários ginásios poliesportivos municipais, assim como o poder público viabilizar parceria com o 37º Batalhão de Polícia Militar (37° BPM) e o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para cederem a pista de atletismo e piscina existentes nestes locais.

“Araxá tem um grande potencial de atletas paraolímpicos. Atualmente já temos um grande número de campeões. A Prefeitura de Araxá oferece apoio aos atletas paralímpicos araxaenses, porém a criação do Núcleo de Treinamento de Esportes Paraolímpicos de Araxá representa um enorme ganho para o esporte em nossa cidade. Vai significar além de melhores condições de preparação e treinamento a estes atletas que já disputam competições em vários locais do país, mas também o surgimento de novos talentos para o esporte paralímpico araxaense”, afirma Pr. Moacir.

Segundo ele, a iniciativa representa também mais uma importante forma de inclusão dos deficientes e ainda um grande incentivo para que possam ingressar na pratica saudável do esporte.  

Related posts

Leave a Comment